Grupo G-DECC é contemplado com projeto de dança

Mais de 20 bailarinos do Grupo de Dança Educativa Caminho da Cidadania de Curaçá (G-DECC) estão participando, desde o dia 3 de março, de curso de dança contemporânea, ministrado por Dijma D’arc, bailarina e idealizadora do Projeto ‘Núcleos de Estudos de Dança (NED)’, financiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o qual visa promover formação na área para grupos de dança dos municípios de: Curaçá, Juazeiro e Sr. do Bonfim.

Informações sobre Dança Contemporânea: Aqui Site EscolaBolshoi

Dijma explicou como o G-DECC foi incluso no Projeto. “Eu já conhecia o Grupo e há muitos anos trouxe para ele noções de dança contemporânea e afro. Fiquei encantada com a organização do G-DECC. Então, quando eu fiz o Projeto NED, pensei logo em Curaçá, pois vejo bailarinos bastante dedicados, sem contar que a gente percebe uma técnica no corpo de cada um deles; eles tem uma vivência muito boa, corporalmente falando”, ressaltou. Ainda de acordo com informações de Dijma, o NED é composto também por parte teórica. “Além de praticar a dança, nós falamos sobre pensadores e estudiosos; fazemos a apreciação de vídeos e de outros grupos”, frisou. 

O Coordenador do G-DECC, Dimael Barbosa, ressaltou a importância do Projeto. “É uma forma de reconhecimento do trabalho do G-DECC, que existe há mais de dez anos e vem vencendo as dificuldades. É um projeto muito bem elaborado e esquematizado por uma profissional da área. Estamos conhecendo a parte técnica da dança e nos aprofundando numa série de conceitos e fundamentos. O trabalho não acaba por aqui; o objetivo é que sejamos multiplicadores”, enfatizou. “Está sendo muito proveitoso esse curso, pois a cada aula aprendemos novas formas de sentir, de mexer com o nosso corpo e desenvolver o nosso trabalho na área da dança”, comentou o Bailarino Ramon Barbosa. 

Conforme cronograma do Projeto, o curso de dança, composto por carga horária de 60h/a, segue até a próxima sexta-feira (28), na Escola Municipal Caminho da Cidadania. No dia 3 de maio, acontece encontro de todos os bailarinos inclusos na Oficina, totalizando 100, dos três municípios contemplados. Já no dia 24/5, haverá a culminância do NED, com mostra de dança, a partir das 19h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. A entrada é gratuita. 
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Fotos de Dimael Barbosa dos Santos e Ramon Gomes

Atividade do NED na Ilha da Coroa - Curaçá/Ba

Aulas na Escola Mun. Caminho da Cidadania



Nenhum comentário:

Postar um comentário