O nosso caminho é feito Pelos nossos próprios passos... Mas a beleza da caminhada... Depende dos que vão conosco! Assim, neste NOVO ANO que se inicia Possamos caminhar mais e mais juntos... Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR. O ano se finda e tão logo o outro se inicia... E neste ciclo do "ir" e "vir" O tempo passa... e como passa! Os anos se esvaem... E nem sempre estamos atentos ao que Realmente importa.
Posse dos novos Gestores escolares tem participação do G-DECC
Na manhã dessa sexta-feira, dia 27, o G-DECC fez apresentação cultural, a convite da secretária Municipal de Educação, na abertura da Solenidade de Posse dos Novos Gestores escolares de Curaçá, escolhidos através de processo eleitoral envolvendo toda a comunidade escolar. É a Primeira vez que isso acontece no município e se deve à luta da categoria dos profissionais em educação pela democratização da gestão.
O G-DECC apresentou um trecho da sua quadrilha Junina de 2013, campeã de 2 concursos no ano, deixando uma mensagem de amor para todos os professores, gestores e demais presentes no evento. O Grupo encantou a todos com sua exibição de cerca de 7 minutos.
Participaram da apresentação: Isaías Félix, Ramon Gomes, André Rodrigo, Pedro Lionel, Ana Paula Sobral, Isamara Lopes, Bruna Grazielly, Lailiane Carvalho, Rozenaira Matins e Iasmin Paixão.
G-DECC participa do Novenário dos Padroeiros de Curaçá
Pela primeira vez o G-DECC faz parte da programação do novenário do Bom Jesus e de São Benedito realizado todos os anos em Curaçá. O grupo que sempre participa das novenas de maria no mês de março está responsável, pela primeira vez, por uma noite no mês de dezembro. Além de ser co-responsável pela noite do dia 26 (quinta-feira) também será responsável pelos cantos da novena, através de seu Coral e fará apresentação Cultural
Missa de 10 anos da AVAPEC tem participação do Coral G-DECC
No Último dia 07/12 o Coral G-DECC participou da Missa em Ação de graças em homenagem aos 10 Anos da Associação dos Vaqueiros e Pecuaristas do Sertão de Curaçá - AVAPEC que foi realizada em sua Sede e Celebrada pelo Padre João. O G-DECC foi o responsável pelos cantos da novena a convite de Dona Detinha, realizadora da missa.
Para o Coral foi uma honra e prazer enorme participar desse momento tão especial para essa entidade que se destaca no município de Curaçá pela defesa e apoio aos vaqueiros e também pela realização da maior festa da cidade: Festa dos Vaqueiros, sobretudo por estar completando 10 anos, mesma idade que o G-DECC e ter feito parcerias em anos passados. Agradecemos de coração a AVAPEC e Dona Detinha pelo Convite.
G-DECC Participa de Seminário Nacional de Educação
A convite da Coordenação do evento o G-DECC participou da abertura do Seminário Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido - Juazeiro/BA no dia 03 de dezembro no Centro de Cultural João Gilberto.
O grupo que três dias antes tinha realizado sua 10º Noite Cultural teve pouco tempo para se preparar, mas com muito esforço dos participantes deu o seu melhor e encantou aos presentes com as Coreografias Belo Sertão de Dimael Barbosa e Pra fazer Chá - Matingueiros.
A direção do grupo agradece à coordenação do Seminário pelo convite e aos dançarinos: Carlos Limah, Ramon Gomes, Pedro Lionel, Rozenaira Martins, Francisca Silva e Ianca Rafaela pelo empenho e compromisso com o grupo e ainda Isaías Félix e Janaina Paixão por terem acompanhado o grupo até Juazeiro.
Décima Noite Cultural G-DECC é realizada com Sucesso no Teatro
A ASDECC e o G-DECC Realizaram no dia 30 de Novembro de 2013, no Teatro Raul Coelho, as 19h00min a 10ª Edição da Noite Cultural G-DECC.
Evento criado em 2004 com o objetivo de comemorar o aniversário de criação do G-DECC (06 de outubro), apresentando o trabalho realizado durante o ano para a comunidade. Esse ano o evento teve uma programação especial voltada para os 10 anos do Grupo, apresentando coreografias que marcaram a história da entidade nessa década de existência e contou com participações especiais abrilhantando ainda mais a noite, entre elas: FAMUCA - Fanfarra Municipal de Curaçá, grupo de dança STREET BOYS, o cantor Giovanny Soares(Riacho Seco), grupo de Capoeira Redimidos, além das diversas apresentações do G-DECC (G1, G2, G3 e G4).
Hoje Tem Noite Cultural G-DECC 10 Anos'
A ASDECC e o G-DECC Realizam hoje, 30 de Novembro de 2013, no Teatro Raul Coelho, as 19h00min a 10ª Edição da Noite Cultural do Grupo.
Evento criado em 2004 com o objetivo de comemorar o aniversário de criação do G-DECC (06 de outubro), apresentando o trabalho realizado durante o ano para a comunidade.
Esse ano a Noite terá uma programação especial voltada para os 10 anos do Grupo, apresentando coreografias que marcaram a história da entidade nessa década de existência e contará com participações especiais abrilhantando a noite, são elas: FAMUCA - Fanfarra Municipal de Curaçá, grupo de dança STREET BOYS, G-DAB - Grupo de Dança do Assentamento Buqueirão, Giovanny Soares, Capoeira Redimidos, Coral Estrelas na Terra, além das diversas apresentações do G-DECC (G1, G2, G3 e G4).
CONVIDAMOS TODA A COMUNIDADE PARA PRESTIGIAR ESSE GRANDE EVENTO EM NOSSA CIDADE. G-DECC 10 ANOS'
G-DECC participa da 1ª AGROFAM e da 13ª Festa de ZUMBI
Mesmo muito ocupado com a programação de aniversário de 10 Anos do grupo o G-DECC se comprometeu e realizou duas apresentações no últimos dias. Uma na 1ª Feira da Agropecuária Familiar e Arranjos Produtivos - AGROFAM na sede do município e outra na 13ª Festa de Zumbi na Comunidade Quilombola de Nova Jatobá. Dois eventos muito importantes para a cidade.
A 1ª Feira da Agropecuária Familiar e Arranjos Produtivos, a Agrofam, foi realizada entre os dias 15 e 17 de novembro no Parque Durval Coelho de Aquino, tendo como realizador o Governo de Curaçá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), e em parceria com a Associação Aprisco Vale do Curaçá. O Evento foi marcado por exposições, competições, palestras e apresentações musicais e culturais. Entre elas a Coreografia Orgulho de Ser Nordestino apresentada pelo G-DECC no dia 16 (sábado) no palco principal da feira às 20hs. Essa mesma coreografia já tinha sido apresentada na abertura do SemiáridoShow dias antes, sendo muito elogiada nos dois eventos.
Também com realização da Prefeitura Municipal de Curaçá, dessa vez por meio da Secretaria de Ação
Social e Cidadania, (SAS) e o Departamento de Cultura, aconteceu sábado, dia 23 de novembro, na Comunidade Quilombola de Nova Jatobá, a 13ª Festa de Zumbi dos Palmares. O Festejo cultural é uma homenagem a Francisco (Zumbi), negro que lutou pela liberdade dos escravos nos anos de 1600. Centenas de pessoas prestigiaram o Evento em Nova Jatobá, que fica a 10 km de Curaçá. Pela 4ª vez o G-DECC foi convidado a participar da Festa e não mediu esforços para marcar presença e prestigiar a festa com apresentação de duas coreografias relacionadas à cultura afro-brasileira. São elas: Guerreiro Caçador (apresentada em Florianópolis-Sc em 2007) e Guerreiros criada especialmente para o evento em edição anterior. As coreografias são inspiradas no maculelê, dança que utiliza bastões e simula a luta dos escravos em busca da libertação.
Social e Cidadania, (SAS) e o Departamento de Cultura, aconteceu sábado, dia 23 de novembro, na Comunidade Quilombola de Nova Jatobá, a 13ª Festa de Zumbi dos Palmares. O Festejo cultural é uma homenagem a Francisco (Zumbi), negro que lutou pela liberdade dos escravos nos anos de 1600. Centenas de pessoas prestigiaram o Evento em Nova Jatobá, que fica a 10 km de Curaçá. Pela 4ª vez o G-DECC foi convidado a participar da Festa e não mediu esforços para marcar presença e prestigiar a festa com apresentação de duas coreografias relacionadas à cultura afro-brasileira. São elas: Guerreiro Caçador (apresentada em Florianópolis-Sc em 2007) e Guerreiros criada especialmente para o evento em edição anterior. As coreografias são inspiradas no maculelê, dança que utiliza bastões e simula a luta dos escravos em busca da libertação.
Super Encontro de Bandas G-DECC 10 AnoS acontece nesse Sábado
O G-DECC está completando 10 Anos de existência, dedicados a
infância e Juventude Curaçaense, dando-lhes uma nova perspectiva de vida
através da Arte. A ASDECC como
representante da Comunidade senti-se realizada e honrada com a existência desse grupo que faz
florescer em cada criança, adolescente e jovem a esperança, a coletividade, a
autoestima, a sua identidade, a responsabilidade, o amor, a amizade,
proporcionando-lhes o crescimento pessoal, intelectual e cultural, tornando-os
protagonistas de sua própria história.
Por tudo que o G-DECC vem fazendo, queremos reconhecer esse
exemplo prestando homenagem a todos que fazem parte dessa história e contribuir
para a construção da Sede Cultural G-DECC (Sonho do grupo) através da
realização de um grande Evento Festivo.
SUPER ENCONTRO DE BANDAS G-DECC 10 ANOS
O Encontro será na CHÁCARA DE JURACI, às 20h00min do dia
23/11 e contará com a participação das bandas: PRA ARROCHAR, FORROZÃO CLASSE “A”, CASSIANO RICARDO, NOVA GERAÇÃO e KARÉN THAINÁ .
Entrada: para participar da festa você deve procurar alguma das casas de material de construção: Armando Material de Construções, Valter Construções ou Extra Construções e realizar uma compra de material de construção no valor mínimo de R$ 15,00 pegando a apenas a nota fiscal
da compra para ser entregue na entrada da festa contribuindo assim para construção
da sede do G-DECC.
Você é muito Especial em nossa história . . .
Contamos com a Sua Presença e Contribuição!’
Rozenaira Martins participou do programa de qualificação em Música'
A Componente do G-DECC, Rozenaira Martins Pereira participou nos dias 23 a 25/8, 13 a 15/9, 27 a 29/9 e 18 a 20/10 no Centro de Cultura João Gilberto na Cidade de Juazeiro - Ba do Programa de Qualificação em Artes, na modalidade de Música promovido pela Secretaria de Cultura do estado da Bahia e com Certificado reconhecido pelo MEC. Roze, como é conhecida no grupo, já tem um caminho trilhado na música, sendo integrante da Orquestra de Câmara de Curaçá-OCC, desde de sua criação e toca instrumentos como Violão, cavaquinho, guitarra e Percussão na Banda G-DECC, além de cantar no Coral G-DECC.
O Programa de Qualificação em Artes atende à demanda do interior do estado para qualificação e atualização dos que atuam nos setores artísticos das diferentes regiões. A ação dá continuidade ao processo formativo iniciado em 2012, quando foram oferecidos cursos em quatro linguagens em 12 cidades. Agora em 2013, portanto, ampliam-se as ações para investir no acesso democrático ao fazer artístico-formativo, na perspectiva da revisão de informações e atualização de práticas, a partir de parâmetros contemporâneos e numa visão interdisciplinar, na educação e na arte. Os cursos se inserem, como Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade da Educação Profissional Técnica, proposta pelo MEC. Os seus resultados deverão contribuir para uma maior inserção dos artistas no campo das artes e da cultura, e, consequentemente, para um aumento da capacidade produtiva nos diversos territórios de identidade da Bahia.
Uma Noite para Celebrar o Canto Coral - 1º Encontro de Corais'
O G-DECC inova mais uma vez na promoção e valorização da Cultura em Curaçá-Ba, o grupo que a anos vem realizando apresentações e grandes eventos culturais na cidade buscando incentivar a prática artística em suas diversas áreas oportunizou a toda comunidade e principalmente aos amantes do canto coral uma noite muito especial.
Com o objetivo de fortalecer a prática do canto coral na cidade, bem como incentivar o surgimento de novos corais, sobretudo em escolas, o G-DECC realizou no dia 30 de Outubro o 1º ENCONTRO DE CORAIS DE CURAÇÁ-BA, um evento que já vinha sendo pensado a muito tempo, inspirado nas participações do Coral G-DECC no Festival Internacional de Corais de Minas Gerais, mas que só agora se concretizou. O evento foi realizado em uma das salas do Colégio Municipal Dr. Scipião Torres que foi lotada por coralistas e comunidade em geral.
A apresentação do Coral G-DECC foi muito apreciada pelo público presente, recebendo vários elogios e aplausos em todos os momentos, com destaque especial para o Pout Porri de Raul Seixas, com solos de Isaías Félix e Bruna e os Números apresentados Acapella.
Dando continuidade ao encontro o Coral Estrelas na Terra fez sua apresentação. A diretora do Colégio Estadual João Matos falou do coral e do trabalho realizado no colégio, bem como parabenizou o Coral G-DECC pela brilhante apresentação, "é motivo de orgulho para todos nós Curaçaenses o trabalho de vocês", disse. Ivânia convidou a aluna segunda colocada no TAL em Juazeiro para apresentar a poesia e encantou a todos pela sua interpretação. Foi muito Lindo!
O Coral Estrelas na Terra coordenado pela professora Nelma apresentou seu repertório para o público que apreciou cada nota emitida pelos alunos. Dentre as cinco canções apresentadas ( A lenda, Amar é, A paz e Aleluia) a música aleluia foi a que mais emocionou os presentes que ficaram encantados com o que viam e principalmente com o que Ouviam. A canção contou com solos de duas coralistas e da regente Nelma e no refrão o coral fez bonito cantando Aleluia, aleluia.
A noite ainda contou com a entrega de troféus para os participantes da noite e homenagem especial ao Coral Santa Cecília que a mais de 50 anos atua em nossa cidade e inspirou todos trabalhos com canto coral desde então. Pra noite ficar completa só faltou a participação dos demais corais que tinham confirmado presença: EJUCC e COST LOUC. Os corais garantiram presença, mas infelizmente não compareceram e nem deram justificativa.
Dando continuidade ao encontro o Coral Estrelas na Terra fez sua apresentação. A diretora do Colégio Estadual João Matos falou do coral e do trabalho realizado no colégio, bem como parabenizou o Coral G-DECC pela brilhante apresentação, "é motivo de orgulho para todos nós Curaçaenses o trabalho de vocês", disse. Ivânia convidou a aluna segunda colocada no TAL em Juazeiro para apresentar a poesia e encantou a todos pela sua interpretação. Foi muito Lindo!
O Coral Estrelas na Terra coordenado pela professora Nelma apresentou seu repertório para o público que apreciou cada nota emitida pelos alunos. Dentre as cinco canções apresentadas ( A lenda, Amar é, A paz e Aleluia) a música aleluia foi a que mais emocionou os presentes que ficaram encantados com o que viam e principalmente com o que Ouviam. A canção contou com solos de duas coralistas e da regente Nelma e no refrão o coral fez bonito cantando Aleluia, aleluia.
A noite ainda contou com a entrega de troféus para os participantes da noite e homenagem especial ao Coral Santa Cecília que a mais de 50 anos atua em nossa cidade e inspirou todos trabalhos com canto coral desde então. Pra noite ficar completa só faltou a participação dos demais corais que tinham confirmado presença: EJUCC e COST LOUC. Os corais garantiram presença, mas infelizmente não compareceram e nem deram justificativa.
PARABÉNS AOS CORAIS G-DECC E ESTRELAS NA TERRA!' Que venha o Segundo Encontro.
1º Encontro de Corais de Curaçá leva Canto Coral para as Escolas'
A Programação do encontro aconteceu durante todo o dia com apresentações do Coral Estrelas na Terra (colégio João Matos) nos colégios Scipião Torres e José Amâncio Filho regadas de muito talento das crianças do coral e emoção por parte de todos.
Encontro de Corais no Scipião Torres
No início do encontro o Sr. Dimael Barbosa (Del), coordenador do G-DECC/Ponto de Cultura falou sobre a atividade e a importância do Canto Coral para o desenvolvimento do indivíduo, agradeceu ao Coral Estrelas na Terra pela participação e à direção do Colégio por receber o encontro com tanto carinho. A diretora Lurdinha (Scipião) agradeceu por termos escolhido a escola e pela belíssima apresentação, pedindo que retornássemos para apresentar para o turno vespertino.
Fizeram uso da palavra ainda as senhoras Ivânia (diretora do joão
Matos) e Nelma (regente do coral) falando sobre a história do Estrelas na Terra e sua importância para a escola. O Coral Apresentou as canções: A lenda, A Paz, Amar é e Aleluia, causando emoção em vários presentes. A escola ainda apresentou a poesia segunda colocada no TAL em Juazeiro e que vai representar a escola e a cidade em Salvador-Ba. Ao fim da apresentação seguimos para o Colégio José
Amâncio Filho.
Encontro de Corais no José Amâncio Filho
A diretora Rosilene Almeida nos recebeu com muito carinho e assim também os alunos do Colégio CEJAF que se apertaram em uma das salas da escola para prestigiar a apresentação do coral. Rosilene falou aos alunos e passou a palavra para Dimael Barbosa que falou sobre o evento e a importância do Canto Coral, bem como sobre o corais existentes na cidade. Concluindo sua fala passou a vez para Ivânia apresentar o trabalho do Coral e também a aluna segunda colocada no TAL.
Durante a apresentação do Coral os alunos se mantiveram atentos participativos aplaudindo e incentivando os coralistas. O repertório foi o mesmo apresentado na escola anterior, contanto com uma dose a mais de emoção na execução da canção Aleluia, fazendo pessoas chorarem na platéia.
Ao fim da Apresentação a direção da escola agradeceu e parabenizou ao Coral e ao G-DECC pela realização do Encontro, bem como pela ida até o colégio. A Aluna do curso Normal Maílde agradeceu também em nome dos alunos do Colégio.
Fizeram uso da palavra ainda as senhoras Ivânia (diretora do joão
Matos) e Nelma (regente do coral) falando sobre a história do Estrelas na Terra e sua importância para a escola. O Coral Apresentou as canções: A lenda, A Paz, Amar é e Aleluia, causando emoção em vários presentes. A escola ainda apresentou a poesia segunda colocada no TAL em Juazeiro e que vai representar a escola e a cidade em Salvador-Ba. Ao fim da apresentação seguimos para o Colégio José
Amâncio Filho.
Coral Estrelas na Terra |
Encontro de Corais no José Amâncio Filho
A diretora Rosilene Almeida nos recebeu com muito carinho e assim também os alunos do Colégio CEJAF que se apertaram em uma das salas da escola para prestigiar a apresentação do coral. Rosilene falou aos alunos e passou a palavra para Dimael Barbosa que falou sobre o evento e a importância do Canto Coral, bem como sobre o corais existentes na cidade. Concluindo sua fala passou a vez para Ivânia apresentar o trabalho do Coral e também a aluna segunda colocada no TAL.
Durante a apresentação do Coral os alunos se mantiveram atentos participativos aplaudindo e incentivando os coralistas. O repertório foi o mesmo apresentado na escola anterior, contanto com uma dose a mais de emoção na execução da canção Aleluia, fazendo pessoas chorarem na platéia.
Ao fim da Apresentação a direção da escola agradeceu e parabenizou ao Coral e ao G-DECC pela realização do Encontro, bem como pela ida até o colégio. A Aluna do curso Normal Maílde agradeceu também em nome dos alunos do Colégio.
G-DECC faz abertura do SemiáridoSHOW 2013 *-*
O Grupo de Dança Educativa Caminho da Cidadania G-DECC foi convidado pela organização do SemiáridoShow para fazer apresentação na abertura do evento no último dia 29 em Petrolina (PE), na área da Embrapa Produtos e Mercado, localizada no Km 148 da BR-428. O grupo preparou uma coreografia voltada para o nordeste e o orgulho de viver nessa terra. Com canção de Flávio José "Orgulho de Ser Nordestino" retratou o prazer da gente que vive no semiárido e como essa região é importante para todo o país.
A Coreografia de Dimael Barbosa (Del) foi interpretada pelos dançarinos(as): Isaías Félix, André Rodrigo, Ramon Dantas, Carlos Limah, Pedro Lionel, Rozenaira Martins, Ana Paula Sobral, Brauna Graziely, Francisca Silva, Iasmin Paixão, Janaina Paixão, Ilka, Thamires, Lailiane Carvalho e Daniela Silva. A apresentação abriu a maior Feira da Agricultura Familiar do nordeste e uma das maiores do Brasil com a presença de caravanas de várias cidades e estados e muitas autoridades regionais e nacionais. Muitos foram os aplausos e elogios após a exibição. Parabéns G-DECC! Clique Aqui para Ver mais Fotos
SOBRE O SEMIÁRIDOSHOW
Desde 2006 vem sendo realizado em Petrolina-PE o maior evento voltado para a agricultura familiar do Nordeste brasileiro. Inicialmente com o nome de Agrishow Semiárido, nas duas primeiras edições, e a partir de 2009 com o nome definitivo de SemiáridoShow, a feira tem se tornado referência, especialmente para a agricultura dependente de chuva e representa uma oportunidade de levar aos agricultores da região as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, outras instituições de Pesquisa & Desenvolvimento e Organizações não Governamentais, oferecendo alternativas e estratégias de convivência com o Semiárido, a fim de que os agricultores possam manejar os recursos naturais locais de forma mais eficiente, mesmo em época de seca prolongada.
Assinar:
Postagens (Atom)