Ponto de Cultura TransformArte realiza Oficina de Gravação e Edição de Áudio

OFICINA DE EDIÇÃO DE ÁUDIO
Há muito tempo os músicos é tecnicos de som de Curaçá esperavam pela oportunidade de participarem de alguma oficina e/ou curso da área de Áudio, muito rara em nossa região.
O Ponto de Cultura TransformArte/SECULT - BA percebendo essa carência em nossa região inseriu em seu plano de trabalho a realização de oficina de gravação e edição de áudio destinada aos músicos, técnicos de som, donos de stúdios e comunidade em geral. 
Para realizar a oficina, o Ponto de Cultura trouxe a Curaçá um dos maiores nomes da gravação e Edição de áudio da região, o senhor Fábio Ramon, proprietário do Stúdio Porto do Som, responsável pela gravação de Bandas como Desejo de Menina, Targino Gondin, Marreta You Planeta, DVD Forró D´boa e muito mais.
Participaram do curso, no áuditório Djalma de Brito, vários músicos e tecnicos de som da cidade, tais como: Marcão CD, Fanilo Torres, Lulinha, Cabeça de Gelo, Rogerinho, André Rodrigo, Juninho, Isaías Félix e ainda Edinaira Martins (presidente da ASDECC) e Dimael Barbosa (Coodenador do Ponto) e mais.
O Professor, que também dá aula no SENAC, iníciou parabenizando a ASDECC (Associação de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Cidadania) pela iniciativa de trazer uma oficina como essa para Curaçá, pois sabe da raridade desses tipo de trabalho, sendo possível muitas vezes apenas nos grandes centros e ainda com um custo muito alto e aqui a associação oferece gratuitamente.

Kit de Microfones
 Os trabalhos foram divididos em duas etapas, uma de teoria e a outra prática. Durante a aula Fábio mostrou como gravar, editar, maxterizar, quais os equipamentos indicados e os que devemos evitar, o que se deve levar em conta na hora de montar um stúdio, os tipos de estúdios, principais problemas enfrentados, vantagens, como deve ser um stúdio, gravações ao vivo multpista, a importância do produtor musical, importancia da qualidade dos músicos e instrumentos, dicas para montar stúdio, trabalhar com os melhores programas de gravação e edição (reaper e pro tools), a importancia de adquirir programas originais e muito mais.

Gravação de Voz e Violão
Ao final dos trabalhos, já na prática, foi feita a gravação de uma música, contendo voz e violão para os alunos pudessem acompanhar todo o processo de gravação e edição e também para aprender na prática a usar os programas indicados.
A oficina de Gravação e Edição de Áudio faz parte do plano de trabalho do Ponto de Cultura Tranformarte/SECULT - BA com recursos do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal/Ministério da Cultura, através do programa Cultura Viva - Pontos de Cultura. Assim como essa oficina, outras serão realizadas em nossa comunindade.



O PONTO DE CULTURA TRANFORMARTE, A ASDECC E O G-DECC PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE NOSSA CIDADE E REGIÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário