8ª NOITE CULTURAL G-DECC - 8 ANOS DE INTERAÇÃO FOI SUCESSO TOTAL!

Apresentações do G1, G2 e Thum Thum Thum
O G-DECC, a ASDECCC e o Ponto de Cultural TranformArte realizaram a 8ª Noite Cultural G-DECC - 8 Anos de Interação no último dia 26 no Teatro Raul Coelho. O evento que comemora o aniversário do grupo chegou a sua 8ª edição como um dos eventos mais tradicionais da cidade.
A Noite Cultural G-DECC sempre levou um público mais familiar ao Teatro, principalmente os familiares dos alunos do grupo que aproveitam para prestigiar seus filhos, irmãos, sobrinhos, netos, cologas em suas apresentações. A primeira edição da noite foi realizada em 2004 no Colégio Municipal Profº Ivo Braga e foi restrita aos familiares dos componentes, sendo no ano seguinte transferida para o teatro, onde acontece até hoje e também passou a ser aberta a toda comunidade.
Assim como em todos os anos o evento contou com apresentações de todos os grupos que compõe o projeto e alguns convidados. Destaque para:
G2, Grupo do G-DECC coordenado por Ana Paula - Paulinha, que fez belissima apresentação. PARABÉNS! 
G3 - thum thum thum G-DECC que como sempre encantou a todos na abertura do evento, as pequeninas do grupo deram um Show de alegria sob a coordenação de Ramon Dantas. PARABÉNS!
G1, representando o Carnaval G-DECC com muita alegria e molejo dos novatos do grupo. PARABÉNS Ingrid e Cia.
Coral G-DECC, apresentando seu maravilhosos repertório deu Show de afinação, interpretação e ritmo no teatro. O coral já é destaque nacional e próximo ano fará sua primeira apresentação fora do país. PARABÉNS.

Também merece destaque muito especial a apresentação do Grupo Meninas de Preto que fizeram um linda e emocionante homenagem ao G-DECC e a Dimael Barbosa, seu coordenador. O grupo liderado por Querolaine (EX - G-DECC) contou um poucon da história do grupo e de seu fundador, passando por momentos de conquistas e também de dificuldades. Muitos componentes se emocionaram e cairam no choro. Querolaine falou da importancia de ter participado do G-DECC para sua formação pessoal, intelerctual e cultural, ressaltando o valor do grupo de seu coordenador Dimael Barbosa. Foi um momento muito bonito e marcante. "Querolaine é um filha para mim e sempre estará em meu coração. Te amo!" disse Dimael Barbosa. O G-DECC agradece de coração a Quel e ao grupo meninas de preto pela homenagem. Obrigado!!
A noite contou com as participações dos grupos Cia de Dança Lafayette apresentando a samba de gafieira e o Tango (belas paresentações) Parabéns! O grupo Fantoches, como sempre empolgando a platéia e fazendo uma homenagem aos ex componentes do grupo, do grupo G-DECIB mostrando todo seu talento e originalidade. Parabéns! O grupo GDP - PETI dançando e encantando com a dança afro. Parabéns! E é claro Fernando Barreto dando um Show com a música Ressucita-me.
A noite Cultural G-DECC 2011 foi mais um momento de celebração da cultura e da arte em nossa cidade. O G-DECC como sempre incentivando a cultura em nossa terra e como personagem principal da noite mostrando um pouquinho do seu trabalho realizado no ano de 2011. Ainda teremos mais um envento esse ano que está programado para o periodo Natalino. Aguardem! Estaremos divulgando aqui..! 
Em breve postaremos nesse blog as fotos e vídeos da noite. Aguardem!!


PARABÉNS G-DECC & TODOS OS SEUS COMPONENTES! 8 ANOS NÃO SÃO 8 DIAS... 

G-DECC 8 ANOS DE INTERAÇÃO - 8ª NOITE CULTURAL


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
No dia 06 de Outubro o G-DECC completou 8 anos de existência, nessa data no ano de 2003 o grupo realizava sua primeira apresentação no ginásio de esportes fazendo a abertura dos jogos escolares da Escola Municipal Caminho da Cidadania. O grupo foi criado a princípio apenas para participar dos jogos e também para oferecer alguma atividade diferente para os alunos mais inquietos da escola e que não tinham um bom rendimento na escola, mas depois dessa apresentação não parou mais, os alunos cobraram a continuidade dos ensaios e apresentações assumindo  compromisso de melhorarem nos estudos e em casa. Assim surgia o Grupo de Dança Educativa Caminho da Cidadania G-DECC.
Com menos de um mês o grupo venceu seu primeiro concurso de dança, fato que fortaleceu bastante o trabalho que tinha total apoio da diretora da escola Edinaira Martins e dos professores. A partir dai alunos de outras escolas se integraram ao G-DECC que em menos de 6 meses já trabalhava com mais de 80 crianças.
O Professor Dimael Barbosa, responsável pelo trabalho, continuou o trabalho cada vez mais certo de que os frutos seriam muito bons e assim aconteceu. O G-DECC hoje é uma das maiores referências culturais da região, já tendo representado a cidade e o estado em Florianópolis/SC, Curitiba/PR, São Paulo/SP, Salvador/BA. Campina Grande/PB, Atalaia/AL, Belo Horizonte/MG, Ouro Preto/MG, Recife/PE entre outras cidades importantes do país, tendo participado de eventos nacionais e internacionais e se destacado em todos, recebendo vários prêmios. O Grupo também realiza vários eventos na cidade incetivando a cultura local principalmente entre crianças e adolescentes e sendo convidado a participar de vários em universidades, ONGs, Centros culturais... Isso é apenas um pouquinho da história desse grupo que a 8 anos contribui com o município de Curaçá e a região. Para saber mais é só ir para o Teatro Raul Coelho no Próximo Sábado, 26/11 e prestigiar a 8ª NOITE CULTURAL G-DECC - 8 ANOS DE INTERAÇÃO!
A noite contará com apresentações de todos os grupos que compõe o G-DECC: Thum thum thum, G1, G2, G4 e Coral G-DECC fazendo uma retrospetiva do ano de 2011 e apresentando os planos para 2012. Contará ainda com participações especias dos grupos Street Boys, Fantoches, Mix Dance, Cia Lafayette, G-DECIB, GDP-PETI, The Boys, Fernanda Barreto, Michele Oliveira, Wilca França e muito mais...
Você é nosso convidado ESPECIAL!!!

O QUE? NOITE CULTURAL G-DECC 8 ANOS
ONDE? TEATRO RAUL COELHO
QUANDO? 26/11 (SÁBADO)
HORAS? 19h30min

G-DECC 8 ANOS DE INTERAÇÃO!

FOTOS & MÚSICAS DA FINAL DO 3º CURAÇÁ ENCANTO!




FINAL DO 3º CURAÇÁ ENCANTO. UMA NOITE PARA A HISTÓRIA!

Coral G-DECC - Edital de Mundô
A noite do último dia 13 (domingo) foi marcada por belissimas apresentações e muita emoção no Teatro Raul Coelho. A noite começou com a apresenmtação do Coral G-DECC que fez uma linda homenagem a Durvalzito Dias Torres, o grande ZITO TORRES. O Coral apresentou sua biografia e interpretou canções do artista como: Homenagem a Curaçá, Edital de Mundô, Cuidado amigo, Saudades de Lindú e Rouxinol, além das músicas de Zito o grupo apresentou a música Cantar faz feliz o Coração da Banda Roupa nova. Um apresentação pra lá de contagiante com Coreografia nas músicas, interpretação teatral e muita afinação de seus coralistas, empolgando e encantando a plateía. Walnice, filha de Zito, comentou: "Eu estava muito nervosa, mas após essa linda apresentação fiquei bastante a vontade. Parabéns e Obrigado Del e toda equipe G-DECC". Já para Marcelo Silva "só mesmo o G-DECC para fazer uma coisa tão linda dessas". 
Aline Waquiria
O Coral G-DECC contou ainda com a participação muito especial de Aline Walquiria, neta de Zito, na música o rouxinol, canção feita em homenagem a sua vó e esposa de Zito.
Dando continuidade as apresentações a senhora Walnice emocionou os presentes declamando a mais famosa e emocionante poesia de Zito, O Bambúi.
Para dar inicio a Final do Encanto 3ª edição foi anunciado o corpo de jurados composto por: Fernando Ferreira (Fernandinho) diretor de cultura de Curaçá e Músico a vários anos; Rita Oneide, cantora profissional e regente de coro, solista de grupos de adoração da Igreja Assembléia de DEUS; e Maria Isabel (Dona Isa) regente do Coral Santa Cecília. Tudo pronto teve inicio a final com as apresentações das categoria infantil e livre.

CATEGORIA INFANTIL
Fernanda Barreto interpretou as músicas Advogado Fiel e Rouxinol (Zito) acompanhada de seu back vocal Sabrina e Débora e fazendo belissimas apresentações, com direito a figurino e movimentos relacionados.
Ianca Rafaela veio com as músicas Sonho Impossível e Cuidado amigo (Zito) brilhou como sempre encantando a todos.
Cicero Geovane de Riacho Seco cantou Chão de Giz e Saudades de Lindú (Zito). Como sempre fez seu Show com uma apresentação bastante expressiva e original. A platéia vibrou muito!
Gildemar Alves trouxe A viajem  e São João em Curaçá (Zito) fazendo duas apresentações tecnicamente boas sem muitas surpresas, mas também sem grandes falhas. Parabéns!

CATEGORIA LIVRE
Anderson Lima cantou Quando gira o Mundo e Edital de Mundô (Zito) e como sempre muito animado e cheio de classe fez uma bela apresentação. Esse cara quer uma foto!!
Michele Oliveira interpretou Não há orfão de DEUS e Mulher Baiana (Zito) e encantou a todos com suas interpretações, dançando e cantando muito fez sucesso!
Wilca França veio de Céu e Mar e Carnaval (Zito), dançando e cantando muito deu o show já esperado pelos presentes. Parabéns!
Jeovane Alves Interpretou O que é que eu faço e Homenagem a Curaçá (Zito) fazendo uma apresentação maravilhosa utilizando toda sua extesão vocal para impressionar os jurados.

Após as apresentações dos finalistas a platéia esperou bastante para que fosse feita a contagem dos pontos e em fim veio o resultado, antes do anuncio porém um palinha de Rita Oneide cantando a música Ressucita-me para alimentar nossa alma.
Bem, o resultado final ficou assim:

INFANTIL
1º IANCA RAFAELA
2º GILDEMAR ALVES
3º FERNANDA BARRETO

LIVRE
1º JEOVANE ALVES
2º WILCA FRANÇA
3º MICHELE OLIVEIRA

Como é normal acontecer muitos ficaram felizes com o resultado, outros nem tanto e assim chega ao fim mais uma edição do CURAÇÁ ENCANTO!
O Ponto de Cultura Transformarte, ASDECC, G-DECC e G4 produções Culturais agradecem a todos que contribuiram para que o Encanto 3º Edição fosse um grande sucesso! Agradecemos à Prefeitura Municipal de Curaçá, à Sec de Educação, Cultura e Desporto, à Roque Soares, Curaçá Fm, Armando Construções e DM Contabilidade. Também a Senhora Maria de Fátima da Conceição Fernandes pelo apoio e Presença no evento. Ao músico Fofinho que mais uma vez acompanhou os participantes muito bem. A platéia sempre presente, animada e empurrando os participantes.
Agradecimentos especias a DEUS, WALNICE, ALINE WALQUIRIA E DONA DETINHA.

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES DA 3ª EDIÇÃO DESSE GRANDE FESTIVAL! A QUARTA EDIÇÃO VEM AI E ESTAREMOS LÁ MAIS UMA VEZ TORCENDO POR VOCÊ!

Coral G-DECC

Walnice - Filha de Zito Torres



Coral G-DECC

Ianca Rafaela - Campeão da categoria infantil

Jeovane Alves - Campeão da categoria Livre

CORAL G-DECC SE PREPARA PARA HOMENAGEAR O GRANDE ZITO TORRES


Estão a todo vapor os ensaios do Coral G-DECC para a homenagem ao grande ZITO TORRES que será realizada na Finalissima do 3º Curaçá Encanto no próximo domingo (13/11) no teatro Raul Coelho as 19h30min.
O grupo vem ensaiando todos os dias a noite para que tudo saia como planejado. Desde a letra das músicas e suas interpretações até as coreografias criadas. O Coral irá apresentar uma espécie de musical com músicas de Zito e ainda uma música de roupa nova, que abrirá a apresentação e o evento. A apresentação contará com solos de alguns coralistas  a exemplo de Isaías Felix e Ingrid Alves na Música Cantar faz feliz o Coração de Roupa nova.
Convidamos todos para conferirem o resultado de tanto trabalho e dedicação que com certeza será muito bom! 
G-DECC 8 ANOS COM VOCÊ!

G-DECC NOS TREZE ANOS DA ESCOLA MUN. MARCOS FREIRE DE SANTA MARIA


A festa em comemoração ao aniversário de 13 anos da Escola Municipal Marcos Freire de Santa Maria da Boa Vista/PE aconteceu ontem (07 de novembro), as 15h00min, na sua sede no assentamento Vitória e contou com a presença dos alunos, professores, pais, comunidade, do Secretário Municipal de Educação da cidade e é claro do G-DECC que atendeu a convite da professora Dvânia Barbosa e da direção da escola e se apresentou na festa homenageando a instituição de ensino.
A festa começou com Cinema, Cortes de cabelo e escova, entre outras atividades. Dando continuidade foi feita a abertura oficial pela diretora da escola, leitura do histórico da institução e apresentação do G-DECC. O grupo se apresentou para uma platéia animada e curiosa, que vibrou com a coreografia "Guerreiros" interpretada pelo grupo, dança baseada no maculelê - dança de origem negra e que surgiu na cidade de Candeias-BA e que utiliza bastões nos movimentos simulando uma espécie de luta pela liberdade, ao final foram muito os aplausos. 
Após a apresentação, o Coordenador do grupo fez uma mini aula de maculelê com alguns alunos da escola que subiram ao palco e dançaram com Dimael Barbosa (Del) propiciando um momento bacana e alegre, onde todos os presentes se envolveram.
No fim da tarde o Sercretário de Educação fez uso da palavra parabenizando a escola e toda classe escolar e falando da importancia do estudo na vida de cada um. Logo após foi cortado o bolo. Afinal aniversário sem bolo não tem graça né? 
Parabéns pra você, nessa data querida....  

PARABÉNS ESCOLA MARCOS FREIRE E TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA LINDA HISTÓRIA!!

O G-DECC AGRADECE E PARABENIZA A ESCOLA ANIVERSARIANTE!!  
VEJA MAIS IMAGENS DESSA GRANDE FESTA!!

EM NOITE DE MUITA EMOÇÃO FORAM DEFINIDOS OS FINALISTAS DO 3º CURAÇÁ ENCANTO

Wilca França
A semifinal do 3º Curaçá Encanto aconteceu no último sábado (dia 05) no Teatro Raul Coelho e contou com a participação de vários concorrentes as vagas para a final. A noite foi marcada por belissimas apresentações e a energia e vibração da platéia que fazia a festa a cada participante que se apresentava.
Mais uma vez Wilca França, Geovane Alves e Ianca Rafaela (Campeões das edições anteriores) mostraram muito talento e vontade de vencer dando um show em suas interpretações. Destacamos ainda as belas apresentações de Lulu lima, Michele, Fernada Barreto que encantou a todos com a música ressucita-me, Cícero Geovane (Riacho Seco) com muito estilo agitou o público mais uma vez, Gildemar participando pela primeira vez, Elizângela mostrando toda a sua evolução e Robson fazendo uma bela apresentação.
A platéia mais uma vez deu um toque especial ao evento, animando, incentivando, vibrando com cada apresentação. Podemos destacar a presença dos familiares do grande Zito Torres (homenageado do Festival), Libânia, Rafael e Aline Valquiria, também da secretária municipal de educação, cultura e desporto, Maria de Fátima da Conceição Fernamdes, sempre prestigiando.
Após o anuncio dos finalistas cada um já começou a organizar para a finalissima que acontecerá no próximo dia 13 (domingo) no Teatro, onde os participantes terão que interpretar duas músicas: uma de escolha prórpia e outra de ZITO TORRES. Contaremos também com apresentação do G-DECC homenageando esse grande artista Curaçaense. 

Contamos com a sua presença na grande final. Mais uma SHOW dos cantores de Curaçá!
PONTO DE CULTURA TRANSFORMARTE, ASDECC, G-DECC 
e G4 PRODUÇÕES CULTURAIS

Apoio:
GOVERNO UNIDADE NA DIVERSIDADE
SEC. de EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
ROQUE SOARES (SAAE)
DM CONTABILIDADE
CURAÇÁ FM

TÁ CHEGANDO A HORA DE SOLTAR A VOZ E ENCANTAR A TODOS - CURAÇÁ ENCANTO!!


Curaçá está em contagem regressiva para o III Curaçá Encanto – Festival de Interpretação Musical que nessa edição estará homenageando o grande cantor da terra Durvalzito Dias Torres, ZITO TORRES que receberá homenagens nas duas noites do evento. Na primeira noite o coral G-DECC fará uma brilhante apresentação em sua homenagem interpretando musicas compostas por ele, já na segunda noite serão os participantes que irão prestar sua homenagem, serão sorteadas musicas do cantor entre os finalistas que terão que interpretá-las juntamente com outra musica de escolha própria. 

O evento mais uma vez será realizado pelo ponto de Cultura TransformArte, a ASDECC, o G-DECC e o G4 produções Culturais, tendo como coordenadores Isaias Felix e Paulo Nunes (Juninho). 

O Encanto será realizado nos dias 05 e 11 de novembro no teatro Raul coelho em duas categorias: INFANTIL e LIVRE. 

Cada participante da categoria INFANTIL pagará R$ 15,00 e da Livre R$ 20,00 como taxa de inscrição e terá que apresentar copia da letra da música a ser interpretada por ele. 

Nessa edição a premiação foi aumentada valorizando ainda mais o evento. 


Categoria Infantil. 
1º Troféu mais R$ 150,00 
2º Troféu mais R$ 50,00 
3º Troféu 


Categoria Livre 
1º Troféu mais R$ 250,00 
2º Troféu mais R$ 100,00 
3º Troféu 


Venham todos prestigiar mais esse grande evento em nossa cidade! 3º CURAÇÁ ENCANTO!!


Por. ANA PAULA e THIFANNY

EM COMEMORAÇÃO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL G-DECC VAI AS RUAS


Desfile 2010
Anualmente o G-DECC realiza o desfile em homenagem ao 7 de Setembro como forma de demonstrar todo o nosso patriotismo, incentivando e mostrando a cada componente do G-DECC seja ele adolescente ou criança, o verdadeiro civismo.

Neste ano de 2011 o desfile aconteceu dia 7 de setembro, em conjunto com todas as escolas municipais e programas existente na cidade como: PETI, PROJOVEM, Grupo terceira idade, tendo como tema central: “Nesta Terra Mãe Gentil, Tecemos Nossa Historia”. 

Todos os componentes do grupo participaram do desfile, mesmo os pequeninos que tem apenas 4 anos de idade. O diferencial deste ano foi mais uma vez a forma de desfilar de nossos componentes, com postura, garbo e acima de tudo respeito à data e a pátria e também a divulgação do G4 Produções Culturais, grupo de organização e realização de eventos culturais.

PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DESSA GRANDE FESTA EM NOSSA CIDADE!

VIVA A PÁTRIA!

Por. André Rodrigo Menezes

G-DECC REALIZA SONHO DO MAIOR SANFONEIRO DA REGIÃO!


Capa do CD 
Em 29 de dezembro de 2010, o G-DECC, a ASDECC, o Ponto de Cultura TransformArte e G4 produções Culturais,  lançou oficialmente o primeiro  Cd de Izaltino do Acordeon “Uma Vida de Forró”, um antigo sonho desse grande músico Curaçaense que há décadas anima os forrós e bailes da região.
A gravação do Cd de Izaltino do Acordeon é fruto de muito esforço do G-DECC que assumiu o compromisso de eternizar a arte e cultura desse gênio musical de Curaçá. O grupo fez grande homenagem a Izaltino durante a quadrilha junina G-DECC levando seu nome por todo Nordeste.
Para garantir a gravação e produção das cópias do Cd o G-DECC contou com o apoio do Micro projeto Cultural Estímulo à Cultura de Curaçá de Lailiane Carvalho Gundin, projeto financiado pelo Banco Nordeste, Fundação Cultural da Bahia, Governo da Bahia, Funarte e Ministério da Cultura.

G-DECC Homenageia o grande Izaltino
O Cd foi gravado no Estúdio JK, tendo, em seu lançamento, contando com homenagens do Baile pastoril (grupo que ele participa como sanfoneiro), Coral Santa Cecília, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Familiares e amigos, do sanfoneiro Raimundinho do Acordeon e do G-DECC, que apresentou um trecho da Junina 2010 em sua homenagem. Foi um momento muito especial e emocionante para esse grande Artísta. “Eu nunca imaginei que alguém pudesse fazer isso por mim um dia, esse é o momento mais feliz de minha vida!” disse Izaltino.

O Cd contém 21 Faixas entre instrumentais e cantadas e contou com a participação dos seguintes músicos: Sanfona Principal - Izaltino do Acordeon, Sanfona base - Fofinho, Triângulo - Damião, Pandeiro – Izaltino do Acordeon, Baixo - Jonathas, Guitarra e Banjo - Fanilo, Vozes - Jairo Silva, Wilca França, Lulu Lima e Rogério lira, Back Vocal - Dimael Barbosa.

ROGÉRIO LIRA
Esse projeto contou ainda com o imprescindível apoio de Rogério Lira, que acompanhou todo processo de escolha das músicas, músicos e gravação. Rogério é mais um amigo e admirador desse trabalho e desse grande homem, que assim como tantos outros não mediram esforços para contribuir.


Realização: G-DECC, ASDECC e G4
Direção: Rogério lira e Dimael Barbosa
Parceiros: Micro Projeto Cultural Estimulo á Cultura de Curaçá-BA – Lailiane Carvalho

HOMENAGEM DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARIA DE FÁTIMA DA CONCEIÇÃO
FAMILIARES DE IZALTINO
HOMENAGEM DO CORAL SANTA CECÍLIA

Por. PAULO NUNES SOBRAL JUNIOR - JHONNY

NOITE CULTURAL G-DECC PINTANDO O 7 ANOS E COLORINDO VIDAS


Noite cultural é um evento realizado pelo G-DECC em comemoração ao aniversário do grupo desde seu primeiro ano, tendo a primeira edição sido realizada no Colégio Municipal Professor Ivo Braga em seis de outubro de 2004. A partir da segunda edição o evento passou a acontecer no Teatro Raul Coelho onde permanece até hoje.
No último dia 4 de dezembro foi realizada a Noite Cultural em comemoração aos 7 anos de história do grupo com o tema “G-DECC Pintando o 7 anos e Colorindo Vidas”. O grupo foi prestigiado com apresentações de vários grupos da cidade e da região, tais como: BLACK PINK, FANTOCHES, STREET DANCE, STREET BOYS, CHILENOUART, G-DECIB entre outros e também contou com a presença de pais, amigos, ex-alunos, Maria de Fátima da Conceição (Sec. De Educação e Cultura) e a comunidade em geral que lotou o teatro, motivo de muita alegria para todos do G-DECC.
Como já é tradição a 7ª Noite Cultural foi marcada por Brilhantes apresentações do grupo que encantou a todos com o trabalho realizado durante todo o ano de 2011. Tivemos apresentações dos grupos G, G1, G2, G3, G4 e do Coral G-DECC.
Agradecemos a todos que marcaram presença em mais um evento do G-DECC e em especial em nosso aniversário!
Já estamos planejando a oitava Noite Cultural e esperamos por todos vocês lá.

G-DECC 8 ANOS!!
Por. CARLOS LIMAH

Coral G-DECC É DESTAQUE EM EVENTO INTERNACIONAL


O Coral G-DECC, criado há pouco mais de dois anos pelo G-DECC, foi um dos selecionados para participar do FIC 2011 - Festival internacional de Corais de Belo Horizonte - Minas Gerais realizado de 16 a 25 de setembro e que teve como grandes homenageados Gonzagão e Gonzaguinha.

O Coral G-DECC se apresentou nos dias 22, 23 e 24 nas cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto (cidade patrimônio mundial cultural) representando o estado da Bahia nas cinco apresentações que fez. Duas em Ouro Preto no Teatro Municipal (O teatro mais antigo das Américas em funcionamento – guines book) e no Museu da Inconfidência  e três em  Belo Horizonte no SESC Laces, na Casa do Baile (Pampulha) e na Feira Tom Jobim onde se apresentou ao lado dos maiores corais do mundo, como o Bocapella da Venezuela.
Coral G-DECC no Teatro Municipal de Ouro Preto (O mais
antigo das Américas em funcionamento)
O Coral foi muito bem recebido pela comissão organizadora do festival e também pelo público do Teatro Municipal de Ouro Preto, local de sua primeira apresentação. O público se emocionou e vibrou bastante com todas as músicas interpretadas e esse clima de emoção e vibração da platéia seguiu o G-DECC em todas as exibições, tendo um destaque especial para o nosso figurino autenticamente nordestino e alegre que foi bastante elogiado durante o evento. Também devemos destacar o repertório bastante eclético que contagiou a todos (músicas: mulher rendeira, Esperança, Ressuscita-me, Paula e Bebeto e Gonzaguinha e Gonzagão).
    
Dimael Barbosa regendo 5 corais a convite da org. do FIC
Os coralistas de outros corais elogiaram muito o nosso coral e colocaram como uma atração especial e inovadora para o evento, também se impressionaram com o esforço que o grupo fez para participar do FIC quando falamos da distancia de nossa cidade e dos dois dias de van para chegar a BH.  Alguns coralistas mandaram um recado para o prefeito de Curaçá: “Senhor Prefeito no próximo ano manda esse grupo lindo de avião, pois representaram muito bem o seu município. Curaçá agora está conhecida internacionalmente através do Coral G-DECC.”  

O coral G-DECC se apresentou com seguintes naipes de vozes, sopranos (Lailianne, Ingrid e Jessica), contralto (Rosineide e Rozenaira), baixo (Ramon, Isaías e Eduardo) e tenor (Dimael e André).

Coral G-DECC em frente ao Museu da Inconfidência
O maestro do coral G-DECC Dimael Barbosa disse que: “A participação do coral no FIC foi um momento muito especial de aprendizagem e enriquecimento cultural para todos os cantores do coral G-DECC e que o convite para o FIC 2012 é a prova de que fizemos um bom trabalho”. Para a soprano Lailiane Carvalho “foi muito bom conhecer essas duas cidades, principalmente Ouro Preto com toda sua história e sua beleza arquitetônica”.

Para participar do FIC 2011 o coral G-DECC enfrentou grandes dificuldades, sendo a falta de recursos a mais difícil delas. Para que o esse sonho não morresse na praia contamos com o total apoio do Ponto de Cultura Transfomarte, da ASDECC, do G-DECC, da Prefeitura Municipal, de Secretários, Vereadores, Comerciantes, pessoas das comunidades e pais de componentes de coral.

“O coral G-DECC de Curaçá – Bahia foi destaque no Teatro Mais Antigo das Américas e que está livro dos recordes! Isso não tem preço e jamais imaginamos alcançar tal feito” diz Isaías Felix e ele continua dizendo: “Obrigado senhor e todos que contribuíram, isso só foi possível por vocês e pelo esforço desse grupo maravilhoso”.
Muito Obrigado a Todos!
Por. LAILIANE CARVALHO (LILIH) 

Praça Tom Jobim

Casa do Baile (Pampulha)

Sesc Laces

UM SONHO A SER REALIZADO - ESPAÇO G-DECC

Entre 2003 a 2005 o G-DECC funcionou na Escola Municipal Caminho da Cidadania, com a mudança de gestão municipal no período de 2005 a 2007 foi bastante difícil a participação e atuação do grupo na escola por uma série de fatores, principalmente pela má vontade dos dirigentes atuais, que na época não davam nenhum apoio.

Em 2007 com a fundação da ASDECC – Associação de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Cidadania, o G-DECC ficou mais fortalecido pela criação de seu representante legal, ficando seus sócios sensíveis as dificuldades encontradas pelo grupo resolveram alugar um espaço para o desenvolvimento de suas atividades que o utilizou por três anos. Em agosto de 2010 o G-DECC e a ASDECC deixaram o aluguel por conta da dificuldade financeira. Desde então passou a fazer os ensaios em vários locais inclusive no meio da rua. O Sr. Juraci comovido com a situação doou em 2010 um terreno para a construção  da sede G-DECC e em 2011 o gestor Municipal Salvador Lopes doou um terreno mais próximo do centro, ficando para fazer a oficialização da doação.
Todos os componentes e sócios estão muito felizes com o avanço, mais sabem que muito ainda precisa ser feito para realizar esse grande sonho.
Precisamos da ajuda de todos para construir nossa sede, aliás um espaço cultural de toda a comunidade Curaçaense, democrático e aberto a todos.
 Por. JANAINA SANTOS PAIXÃO (NAINA)

II NOSSA DANÇA - MAIS UM GRANDE EVENTO COM A MARCA G-DECC


O II Nossa Dança – Encontro de Dança de Curaçá veio com o objetivo de melhorar a valorização da dança em nosso município, abrindo portas para grupos e incentivando-os a trabalhar e desenvolver a dança em nossa cidade.
GRUPO DE DANÇA DO PETI - GDP
O evento foi mais um realizado pelo o Ponto de Cultura TransformArte, a ASDECC, o G-DECC e G-4 Produções Culturais, sendo coordenado por Paulo Nunes Sobral Junior.
O encontro foi realizado no dia 04 de Setembro de 2011 no teatro Raul Coelho as 19h00min para concorrentes nas categorias mirim (até 15 anos) e aberto (Dançarinos de todas as idades), estilo livre. As inscrições foram realizadas de 01 a 20 de agosto de 2011 na escola municipal caminho da cidadania, das 18h00min às 21h00min. Cada grupo teve que pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 para a categoria infantil e R$ 20,00 para a categoria livre.
O evento contou com a presença do excelentíssimo prefeito municipal, o senhor Salvador Lopes, da secretaria municipal de governo Jucélia Almeida, e da secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto Maria de Fátima da Conceição Fernandes e teve como participantes da competição os grupos na categoria infantil: Black Pink, As meninas de Preto e GDP (Grupo de Dança do PETI) e na categoria Livre: Cia de dança Fantoches, Cia de dança Mix Dance, Cia de dança Aranhas Negras, Street Boys, Street Dance e ainda a participação especial dos grupos Novo Stylo e G-DECC.
Após os grandes espetáculos apresentados pelos grupos pudemos conhecer os grandes vencedores, segundo os jurados.

Black Pink recebendo a Premiação


Na categoria Infantil
1º Black Pink (recebeu R$ 100,00 + troféu)
2º Grupo de Dança do PETI – GDP (recebeu R$ 50,00 + troféu)
3º As meninas de preto (troféu)








Mix Dance recebendo a premiação


Categoria livre
1º Mix Dance (recebeu R$ 200,00 + troféu)
2º Fantoches (recebeu R$ 100,00 + troféu)
3º Street Boys (troféu)








Participação Especial do B-Boy EuriMania 

Cia de Dança Fantoches
Por. INGRID ALVES

G-DECC PARTICIPA DO NOVENÁRIO DE MARIA

Thaise entrando na igreja com a Santa.
Há mais de quatro anos o G-DECC participa do novenário de Maria da igreja católica no mês de maio como formar de incentivar a religiosidade de seus componentes. 

Nesse ano a Novena G-DECC aconteceu dia 27 de maio na Igreja Matriz com o tema “Ó Maria, intercedei ao pai por nós, para que aprendamos a preservar a natureza” e o Subtema: “Maria Geradora da vida iluminai o ser humano a conservar o firmamento” e foi dirigida pela professora Edinaira Martins (Tia Naira) e com a participação de Thaise Pereira e Isaias Felix. 

A novena foi iniciada com um solo da Ave Maria em flauta transversal feita pela musicista Rozenaira Martins.



Sobe a responsabilidade do Coral G-DECC ficou o acompanhamento dos cantos da noite. Foram elas: Pelos prados e campinas, Mês de alegria, eu navegarei, aclamação do evangelho, quem disse que não somos nada e Deus é bom. Várias preces da comunidade foram feitas, sempre pedindo a Deus proteção a todas as crianças e sensibilização na preservação do meio ambiente. 

Para Enfatizar a preservação, foi distribuída no final da novena, uma lembrança confeccionada com lata de leite contendo os cinco Rs (reciclar, reduzir, reutilizar, repensar e recusar) 
Que Maria olhe sempre por todos nós! Amém
Por. Iasmim Santos Paixão

II FESTIVAL DE INTERPRETAÇÃO MUSICAL DE CURAÇÁ


O II Festival de Interpretação Musical de Curaçá - Curaçá Encanto, que foi promovido pelo o Ponto de Cultura TRANSFORMARTE, ASDECC e G-DECC têm como objetivo incentivar novos cantores e abraçar os cantores da terra já consagrados. O Festival foi realizado nos dias 06 e 13 de maio no Teatro Raul Coelho sempre as 19h00min com as categorias Infantil (até 18 anos) e Livre (participantes de qualquer idade). O festival tinha seu regulamento e todos deveriam consultá-lo antes de fazer suas inscrições e apresentações. 

O II Curaçá Encanto foi realizado em duas etapas. 

A 1ª ETAPA aconteceu no dia 06/05 e cada concorrente escolheu sua musica para ser interpretada e julgada pelos os três jurados responsáveis por escolher os melhores da noite em cada categoria e que seriam classificados para a final. 

A 2ª ETAPA – FINAL realizada no dia 13/05 e os finalistas interpretariam duas canções, uma de escolha própria e outra sorteada pela coordenação do evento. Ao final da noite foram conhecidos os grandes vencedores do II Curaçá Encanto. 

Cada concorrente teria que pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 e apresentar a letra da musica a ser interpretada nas duas etapas, bem como os nomes dos autores e intérpretes que a consagraram. 

O Curaçá Encanto foi dividido em duas categorias Infantil e Livre tendo como concorrentes: 

INFANTIL (Ianca, Pabiane, Thaise, Robson e Geisiane, Clisman, Naiane, Fernanda e Rosangela). 
LIVRE (Wilca, Geovane, João Bosco, Wilson, Cícero, Gilvando, Rafael, Tainan, Gediel, Lulu Lima, Jessica Batista, Caren Tainá, Israel e Josemir). 
Desses, apenas 10 se classificaram para a final. São eles: Ianca Rafaela, Pabiane Santos, Thaise Santos e Clisman na categoria infantil e Wilca França, Geovane Alves, Gilvando Silva, Lulu Lima, Gediel Martins e Tainan Pereira. 
Na grande final os participantes deram um show e emocionaram a platéia que lotou o teatro Raul Coelho. 
Para os jurados Jhonatas, Humberto e Dona Eliete os grandes vencedores foram: 

Categoria infantil 
1º LUGAR: Ianca Rafaela 
2º LUGAR: Pabiane Santos 
3º LUGAR: Thaise Santos 


Categoria livre 
1º LUGAR: Geovane Alves 
2º LUGAR: Gilvando Silva 
3º LUGAR: Wilca França 







Para que o evento alcançasse todo o sucesso contou com a coordenação de Isaías Felix e André Rodrigo, sem esquecer de toda equipe do G4 Produções Culturais, ASDECC, Ponto de Cultura TransformArte, G-DECC e do tecladista Edjânio (Fofinho). 
Platéia do II Curaçá Encanto Cantando Junto!
O evento contou com a presença da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, a senhora Maria de Fátima da Conceição Fernandes, familiares dos participantes e a Comunidade em Geral.

 Por. ROSINEIDE REIS

G-DECC REALIZA O IV DANÇARTE em CURAÇÁ


O Movimento de Dança Integrada de Curaçá e Região – DANÇARTE chega a sua IV edição com o objetivo de promover a cidadania social e cultural, incentivar o surgimento de novos dançarinos e grupo de dança em nossa região, valorizar e incentivar a cultura por meio das artes cênicas, especificamente a dança, contribuindo para a valorização da identidade artística, a criação coreográfica e a integração entre alunos e escolas.
O IV DANÇARTE foi promovido pelo Ponto de Cultura TransformArte, a ASDECC e o G-DECC, no período de 29 a 30 de abril de 2011 no Teatro Raul Coelho e contemplou dois grandes eventos:

III FESTIVAL DE DANÇA ESTUDANTIL DE CURAÇÁ
Evento realizado exclusivamente para dançarinos/estudantes das escolas Estaduais, Municipais e Particulares da cidade que concorreram nas categorias A – 1ª a 4ª séries, B – 5ª a 8ª séries, C – Ensino médio   e  Pré-escolar, estilo livre.
Grupos concorrentes: Black Pink, Novo Stilo, No Passo da Cidadania, Fonte Nova, MH  Street  Dance, Day  Street   e mulheres do hip hop.
Tendo o seguinte resultado:

Categoria A:                                     
1° lugar: No Passo da Cidadania – Escola Municipal caminho da Cidadania 
2° lugar: Escola Fonte Nova

Categoria B:
1º lugar: Black Pink – Colégio Municipal Profº Ivo Braga
2° lugar: Novo Stilo  - Colégio Municipal Profº Ivo Braga

CATEGORIA C
1º lugar: MH Street dance – Colégio Estadual Manoel Novaes
2° lugar: Day Street – Colégio Estadual Manoel Novaes
3º lugar: Mulheres do Hip Hop – Colégio Estadual José Amâncio Filho

IV AMOSTRA REGIONAL
Evento realizado especialmente para os grupos tradicionais da cidade e contou com a participação do Grupo de Dança Educativa Caminho da Cidadania (G-DECC) e seus subgrupos G, G1, G2, G3 e G4 e os grupos de dança Street Boys, Street Dance, Fantoches, G-DECIB e GDP.

O DANÇARTE contou com a presença de pais de alunos que foram apreciar o evento, da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a senhora Maria de Fátima da Conceição Fernandes e várias pessoas da comunidade que lotaram o teatro.
A coordenação desse grande evento ficou por conta de Ramon Gomes e Thaise Santos, que desempenharam o excelente trabalho juntamente com toda equipe do G4 Produções Culturais e da ASDECC. Para o presidente Dimael Barbosa, “O evento foi um Sucesso e conseguiu alcançar os seus principais objetivos, superando as expectativas”. Segundo o diretor do G-DECC Isaias Felix “o evento foi um dos melhores durante esses 4 anos de Dançarte!”.
Por: RAMON DANTAS